5 razões pelas quais devemos meditar durante o confinamento

Olá! Espero que te encontres bem!

Hoje venho partilhar contigo as 5 razões pelas quais devemos praticar meditação mindfulness em confinamento. 

A meditação é uma prática que nos permite cultivar e desenvolver qualidades humanas, que todos nós possuímos, mas que permanecem em estado latente por não nos esforçarmos a desenvolvê-las. É no silêncio que começamos a escutar a humildade, a integridade, a compaixão e a compreensão de que precisamos para a expansão do espírito.

Nos dias que correm, vivemos numa instabilidade e medo constantes, o que provoca uma grande alteração a nível emocional que consequentemente vai repercutir em problemas físicos tais como stress, ansiedade, ataques de pânico, hipertensão arterial e muitas outras patologias.

Comecei a praticar meditação quando fiz a minha iniciação ao Reiki em 2000 com o intuito de me conectar comigo mesma.

Comecei a praticar com mais afinco quando tive um burnout para ajudar a acalmar a minha ansiedade. Hoje pratico meditação diariamente antes de dormir e por vezes em vários blocos de tempo durante o dia quando estou mais stressada.

A prática da meditação e mindfulness vai ajudar a uma maior estabilidade emocional, promovendo uma reconexão com o nosso interior, acalmando a nossa mente de pensamentos negativos.

Quais são as 5 razões pelas quais devemos meditar durante o confinamento:

1 – GERE O STRESS E A ANSIEDADE

A meditação é frequentemente associada à redução da ansiedade e do stress. Isso ocorre porque no próprio ato de meditar estamos concentrados na respiração. A meditação ajuda-nos a concentrar e organizar os nossos pensamentos (como se tivéssemos uma Marie Kondo dentro do nosso cérebro) o que faz com que nos afastemos dos pensamentos e das situações que nos causam stress e ansiedade.  Fisicamente, ao respirar ritmicamente, minimizamos a tensão ao inspirar e ao expirar. E, à medida que distraímos o cérebro, a meditação também ajuda a diminuir os níveis de cortisol (hormona do stress) no nosso corpo, levando a uma sensação de calma e tranquilidade.

2 – MELHORA O ESTADO EMOCIONAL

A intenção de meditar por si só nos capacita a identificar mais facilmente as nossas emoções e a priorizar as mais benéficas para nós, aumentando assim a nossa capacidade emocional para nos amarmos ainda mais e cuidarmos de nós. Quando combinamos a atenção plena com a meditação, percebemos mais facilmente quais são as nossas necessidades psicológicas e de bem-estar. A prática de Mindfulness (atenção plena) consiste vivermos plenamente cada momento presente de forma consciente e sem qualquer autojulgamento. Tal permite uma relação mais saudável com o que está a acontecer nas nossas vidas, com intenção e propósito. Isso nos ajuda-nos a libertar os sentimentos de culpa, medo ou tristeza enquanto analisamos os nossos pensamentos e ganhamos maior consciência dos nossos hábitos. Como nos encontramos em período de isolamento, praticarmos a meditação mindfulness é imprescindível.

3 – AUMENTA A CAPACIDADE DE ATENÇÃO

Num estudo realizado pelo Departamento de Neurobiologia e Anatomia da Escola de Medicina da Universidade Wake Forest, os pesquisadores descobriram que a prática da meditação aumentava a capacidade de atenção dos adultos após apenas 4 dias. O estudo também observou que após quatro sessões de prática de meditação ou de ouvir uma meditação guiada, os participantes melhoraram o humor, ficaram menos cansados, a ansiedade baixou e aumentou a atenção plena.

4- FORTALECE O SISTEMA IMUNITÁRIO

Além do sono reparador, de uma dieta saudável e nutritiva, a meditação pode ajudar a fortalecer o sistema imunitário. Num estudo com mais de 1600 participantes do Departamento de Medicina Preventiva da Keck School of Medicine, os pesquisadores descobriram que “a meditação da atenção plena está associada a reduções nos processos inflamatórios, aumentando as defesas corporais e diminuindo os radicais livres evitando assim o envelhecimento precoce das células. Isso significa que sempre que meditamos, estamos a permitir que o nosso corpo se concentre em restaurar e proteger todas as células e enzimas essenciais de que precisamos para ajudar a construir um sistema imunitário forte.

5 – AMOR E COMPAIXÃO

Muitos tipos de meditação orientam-nos a refletir não apenas sobre o amor-próprio, mas também o amor ao próximo.

Há pessoas na nossa vida que queremos ter do nosso lado. Mas elas, tal como nós, têm momentos negativos. Podemos muitas vezes culpar a pessoa por ser negativa, mas culpar nunca é o que queremos.

O amor incondicional é a fórmula mágica para qualquer relacionamento, porque vem de nós próprios! Se praticarmos o amor próprio, se cuidarmos de nós (e a meditação é uma grande forma de cuidarmos de nós), sabemos automaticamente amar e cuidar dos que amamos.

FAZ MEDITAÇÃO EM QUALQUER LUGAR

Além da longa lista de benefícios, a simplicidade e beleza da meditação é que tudo o que precisas para começar a praticar meditação, é um pequeno espaço tranquilo e tu mesma! Estudos mostram que investindo apenas 5 minutos diários a meditar, vais-te sentir mais positiva, menos stressada e com mais capacidade física e emocional para enfrentar o dia seguinte!

Todos nós estamos a fazer a nossa parte e a manter o afastamento e o isolamento, porém isso não significa que precises de estar emocionalmente distante de ti mesma!

Procura aulas de meditação online ou então vai ao Youtube e procura meditações guiadas ara ouvires.

Eu particularmente, gosto muito do canal de Youtube da Camila Zen.

Deixo o link de uma meditação guiada para que possas ouvir! https://www.youtube.com/watch?v=vJfwuCB5C8

Se te fizer sentido, partilha comigo como te sentiste depois de fazer a meditação!

Tem um dia cheio de Amor e de Magia!

Susana

Fontes:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4940234/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20363650

https://www.youtube.com/results?search_query=camila+zen

Susana
Susana

O meu nome é Susana e ajudo mulheres a ultrapassar os desafios do dia-a-dia sentindo-se mais felizes e confiantes, com mais saúde energia e equilíbrio para terem a vida que desejam e merecem.

Partilha:

Mais Artigos

Limpeza de Primavera

Talvez nunca tenhas pensado que existe uma relação entre o estado da tua casa e o estado da tua mente e emoções.

Subscrever