Como permanecer positiva em situações negativas

Como manter uma atitude positiva mesmo diante das dificuldades!

– Tornas-te pessimista e perdes facilmente a esperança quando enfrentas alguma dificuldade?

– Ficas facilmente ansiosa quando não consegues controlar alguma situação?

Então eu tenho uma boa notícia para ti!

Sabias que podes manter uma atitude positiva mesmo diante das dificuldades?

Existem pessoas que não permitem que situações negativas afetem o seu estado de espírito e que conseguem manter uma atitude positiva mesmo em circunstâncias difíceis e desagradáveis.

E tu perguntas “como é possível que eu consiga permanecer positiva quando tudo à minha volta está a desmoronar?”

Diariamente estamos expostas a pessoas negativas, situações negativas e a notícias negativas quando vemos televisão ou lemos os jornais…estamos constantemente a ser bombardeadas com o negativismo e o pessimismo! Parece que é impossível fugir pois para cada lado que nos viramos é mais do mesmo…

Parece que é impossível ficar longe de situações, pessoas ou notícias negativas. É possível permanecer positivo nessas situações negativas e não permitir que afetem a forma como pensamos e sentimos?

Vou contar-te um segredo…

Se te concentrares em situações negativas, e se tiveres maioritariamente pensamentos negativos, o que vais criar e atrair  para a tua vida são mais e mais situações e pensamentos negativos!

Quando nos deparamos com situações negativas ou problemas, e quando somos bombardeadas com notícias desastrosas, inconscientemente a nossa mente começa a procurar mais e mais situações dessas…como se precisasse de ser alimentada…pois estamos focadas nisso…é essa a informação que estamos a dar ao Universo e ao nosso sistema nervoso central que é isso que queremos para a nossa vida!

Nunca te aconteceu por exemplo, quereres tanto aquele vestido azul lindíssimo que viste no outro dia na montra da loja?…de repente só vês outras mulheres vestidas com aquele vestido na rua!!! Como é que isso é possível? É possível sim…foi no que a tua mente e energia se focaram…foi isso que atraíste para a tua vida…

As situações negativas afetam o nosso humor, como nos sentimos, como agimos e como reagimos. Ficamos com raiva e frustradas mais facilmente, ficamos infelizes e desenvolvemos um estado mental e energético negativos.

Atendo nas minhas consultas muitas pessoas com problemas musculares na zona dos ombros e das omoplatas, o que faz com que se sintam cansadas, com dores, sem energia e vontade para os afazeres do dia a dia… costumo dizer-lhes que andam a carregar o mundo às costas… estão a permitir que situações externas controlem a sua própria vida… e isso não lhes traz bem nenhum! Também és uma dessas pessoas?

Como é possível mudar essa atitude?

É possível ser positivo e permanecer positivo diante das dificuldades?

Existe uma alternativa para um estado de espírito negativo?

A alternativa é desenvolver um estado de espírito positivo. Todas temos a capacidade de permanecer positivas em situações negativas. No entanto, isso requer consciência dos pensamentos que tens constantemente, e trabalho interior.

Dicas para te manteres positiva em situações negativas:

  1. Dorme e descansa o suficiente

Quando estás cansada e exausta, é muito mais fácil tornares-te negativa, frustrada e infeliz. Dorme pelo menos 7h por noite.

Descansa e acalma o teu corpo e a tua mente. Quando estás calma, é mais fácil lidar com a negatividade e não deixar que ela te afete.

  1. Traz mais positividade para a tua vida

Tenta estar perto de pessoas positivas. A positividade é contagiosa. Por estar perto de pessoas positivas, gradualmente, perceberás que também te estás a tornar positiva.

Costuma-se dizer que nós somos a média das cinco pessoas com que mais convivemos.

Age, sê mais ativa, inicia novos projetos e faz coisas que tragam felicidade para a tua vida. Assiste a filmes de comédia e lê citações positivas e histórias inspiradoras. Também seria uma boa ideia ler sobre pessoas bem-sucedidas (Louise Hay, Ophra Winfrey, Nick Vucijic, Anthony Robbins) que não permitiram que as circunstâncias da vida limitassem os seus sonhos e objetivos. Tudo isso afetará o teu estado de espírito.

  1. Concentra-te em soluções, não em problemas

Quando as coisas estão difíceis, tendemos a concentrar-nos nos problemas. Focarmo-nos nos problemas faz com que os atraiamos e, se não fizermos nada, eles crescem cada vez mais e ficamos infelizes, frustradas e pessimistas.

Se mantivermos uma atitude positiva, acreditarmos que existe uma solução e continuarmos nessa energia, o Universo encarregar-se-á de no-la devolver.

  1. Faz exercício físico

Exercitar o corpo melhora a saúde, mantem-nos focadas, aumenta o nível de energia e a força interior. Isso faz com que consigamos pensar positivamente e enfrentar situações difíceis com confiança e assertividade, e lidar com elas de forma mais eficaz.

Qualquer tipo de exercício é benéfico…caminhar, nadar, correr, ir ao ginásio, dançar… Se não costumas exercitar o teu corpo, começa gradualmente!

  1. Substitui pensamentos negativos por pensamentos positivos

Esforça-te para criar o hábito de substituir cada pensamento negativo e pessimista por um positivo e otimista. Precisas estar ciente dos pensamentos que tens e, se eles forem negativos, imediatamente muda sua atenção e foco para pensamentos mais felizes e otimistas.

Provavelmente, sentirás resistência no início, no entanto, continua a praticar esta técnica até que esta nova forma de pensar se torne natural e fácil.

  1. Faz afirmações positivas

Repetir uma afirmação positiva em situações difíceis ou desagradáveis, ou na companhia de pessoas desagradáveis, vai-te ajudar a desviar a atenção e manter um estado de espírito positivo e otimista.

Existem muitas afirmações, que podes encontrar na Internet, adequadas para diferentes situações. Quando repetes uma afirmação com fé e foco, mudas a tua atitude e estado de espírito de acordo com as palavras que estás a repetir. Se as disseres ao espelho as mudanças são mais rápidas e eficazes!

As afirmações positivas, motivam-te, encorajam-te, e mudam a forma como te sentes.

Aconselho a procurares na internet afirmações da Louise Hay ou até mesmo o livro “Afirmações positivas – A técnica de cura espiritual” da mesma autora.

  1. Aprende a meditar

Dez minutos por dia de meditação, todos os dias, iria relaxar a tua mente, emoções e corpo, alivia o stress, a tensão, e tornar muito mais fácil ficar mais calma e positiva em situações difíceis e lidar com elas de forma mais eficaz.

Ficarmos positivas nas várias situações do dia-a-dia é  um grande trunfo, que vale a pena adquirirmos.

Queres saber mais como permanecer positiva em situações negativas? Fala comigo!

Tem um dia cheio de Amor e de Magia!

Susana

Susana
Susana

O meu nome é Susana e ajudo mulheres a ultrapassar os desafios do dia-a-dia sentindo-se mais felizes e confiantes, com mais saúde energia e equilíbrio para terem a vida que desejam e merecem.

Partilha:

Mais Artigos

pexels-andrea-piacquadio-774866-1.jpg

Ama a tua totalidade!

Olá! Espero que te encontres bem! O último ano não foi fácil para ninguém! Todos nós passámos por momentos menos bons a nível mental e

Subscrever